TCC passa a ser opcional para cursos da área de Engenharia

TCC passa a ser opcional para cursos da área de Engenharia

O Grupo Prominas tem uma grande novidade para os alunos dos cursos de Pós-Graduação EaD da Faculdade Única, Faculdade Prominas e da Universidade Candido Mendes (UCAM), instituição parceira do Grupo. A partir de agora, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para alunos da área de Engenharia passa a ser facultativa.

Essa mudança ocorreu no mês de agosto, após a liberação dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA/CAU) de Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados sede das instituições de ensino certificadoras. A medida tem como base a Resolução nº 01, da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 6 de abril de 2018 e publicada em 9 de abril de 2018, no Diário Oficial da União (D.O.U), sendo assim a não obrigatoriedade passa a valer para os alunos matriculados após a data da publicação da respectiva Resolução.

E, respaldado pela legislação e pela decisão dos Conselhos, o Grupo Prominas optou por não mais exigir a elaboração do TCC em seus cursos de Pós-Graduação EaD. “Gostaríamos de reforçar que o aluno terá a possibilidade de conquistar o seu certificado sem a necessidade de realização do TCC. Porém, salientamos que, mesmo amparado pela Resolução CNE/CES nº 01/2016, alguns editais de concursos públicos, processos seletivos e conselhos de classe, como o CREA e CAU dos demais estados, por exemplo, podem exigir por regulamentação própria a realização do Trabalho de Conclusão de Curso”, explicou o coordenador pedagógico do Grupo Prominas, César Anício.

Para os alunos das instituições pertencentes ao Grupo Prominas, matriculados após o dia 1º de janeiro de 2020, a dispensa da elaboração do TCC ocorrerá de maneira automática. Porém, os interessados em optar pela realização do TCC deverão acessar o Portal do Aluno e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para aceitar o termo de realização do trabalho. Já para os alunos matriculados até o dia 31 de dezembro de 2019 a dispensa deverá ser solicitada pelo seguinte e-mail: [email protected]

Os alunos matriculados antes de 06 de abril de 2018, data da publicação da Resolução da Câmara de Educação Superior, não se enquadram nesta mudança, permanecendo assim a obrigatoriedade da realização do Trabalho de Conclusão de Curso.