Logo grupo Prominas
Whatsapp 31 9 7527-3131
Ligação Gratuita 0800 283 8380

VALDIR HENRIQUE VALÉRIO

Data de Nascimento: 15/07/1970

Nacionalidade: Brasileiro, natural de Belo Oriente (MG)

Formação: Graduação em Ciências Contábeis e Matemática; pós-graduação em Docência do Ensino Superior e MBA Executivo em Gestão de Pessoas

Ocupação: Empresário, CEO do Grupo Educacional Prominas

Estado Civil: Casado

Site oficial: faculdadeunica.com.br

QUEM É VALDIR?

Valdir Henrique Valério é CEO do Grupo Educacional Prominas, uma das maiores empresas no ramo de Educação Superior do estado de Minas Gerais. O empresário é casado, pai de duas filhas e possui um neto.

Atualmente, o Grupo é composto pelas Faculdades: Única de Ipatinga, Timóteo, Contagem, Instituto Superior de Educação Ibituruna de Montes Claros, Faculdade de Computação de Montes Claros e Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo de Montes Claros.

Além disso, o empresário atua no ramo da tecnologia e inovação com a empresa SUPRANET. Empresa que oferece internet 100% fibra óptica em todo o Vale do Aço e algumas cidades do interior de Minas Gerais.

DE AGRICULTOR A EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO

Valdir Henrique Valério é fruto da união entre Joaquim Gregório Valério e Maria Piedade Valério. A família de cinco irmãos vivia da agricultura familiar.

Sua primeira conquista foi aos 15 anos, quando iniciou seus estudos em um curso de datilografia com a professora e irmã Geralda pela Sociedade São Vicente de Paula, entidade sem fins lucrativos, mantida pela igreja católica de Belo Oriente, Minas Gerais.

Aos 18 anos, o empresário foi em busca de novas oportunidades em São Paulo, onde trabalhou como servente de pedreiro e, em pouco tempo, chegou ao posto de gerente de obras. Durante este tempo, Valdir obteve seis promoções seguidas em sua carreira.

Buscando mais qualificação profissional, em 1997, Valdir retornou para Minas Gerais e iniciou seus estudos onde graduou-se em Ciências Contábeis.

No ano seguinte, Valdir já deixava sua contribuição para o ensino no Brasil como professor de matemática e regente de turmas nas escolas estaduais e municipais das cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo (MG).

Ainda em sua jornada de contribuição para o ensino superior, o empresário dividia-se entre a função de professor no interior de Minas e também com os estudos de licenciatura em matemática, na cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Diante do empenho em contribuir para a promoção do ensino na região, Valdir foi convidado pela pró-reitoria da UCAM, Universidade Candido Mendes, a trazer os cursos de pós-graduação lato sensu da instituição para o estado de Minas Gerais.

Mesmo com pouco recurso financeiro, o empresário e sua esposa, Lucilene Elizabeth Lopes Valério, decidiram juntar suas reservas e criar o Instituto EducMinas voltado para a formação de profissionais com cursos livres e palestras.

Em 2005, desejando ampliar ainda mais o ensino para os mineiros, o professor e empresário firmou nova parceria: a FINOM, Faculdade do Noroeste de Minas, para ofertar cursos de graduação EaD e pós-graduação em cidades menores e mais distantes do estado mineiro, onde a UCAM não ofertava seus cursos.

Durante essa transição, o EducMinas transformou-se no Instituto Prominas e a parceria durou até o ano de 2011, quando Valdir voltou a ofertar cursos de pós-graduação em parceria com a Universidade Candido Mendes. Esta parceria continua ativa até hoje.

Em 2016, o empresário adquiriu o Instituto Superior de Educação Verde Norte de Montes Claros, conhecida como Favenorte, onde fazem parte o Instituto Superior de Educação Ibituruna, Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo de Montes Claros e Faculdade de Computação de Montes Claros, FACOMP.

Após esse período, Valdir transformou as respectivas instituições em Faculdades Prominas, com vários cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância.

As conquistas do empresário não pararam por aí. No ano de 2017, Valdir adquiriu mais três faculdades: Faculdade Única de Ipatinga, Timóteo e Contagem, com ofertas de cursos de graduação presencial e ensino a distância, consolidando, então, o Grupo Educacional Prominas.

A Faculdade Única oferta cursos de graduação nas modalidades presencial e EaD, aperfeiçoamento, extensão universitária, capacitação e pós-graduação EaD. Além disso, também ultrapassa a marca de 150 polos em todo território nacional.

Mais de 160 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.