Educação
720 horas
  • Sobre o Curso

O curso de Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla forma o profissional com competência para selecionar os recursos e as estratégias adequadas ao processo de construção de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e múltipla de forma inclusiva, implementando as adaptações curriculares necessárias.

Assim, os estudos dessa especialização abordam o estudo das relações interpessoais e das habilidades no contexto desses alunos na escola e na sociedade, compreendendo e analisando criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial e Inclusiva.

Módulo
Disciplina
Descrição
CH
1
1. Educação Inclusiva e Especial
Retrospectiva Histórica da Deficiência: Do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia Mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes; Introdução a Educação Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia Mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.
80h
2
2. Salas de Recursos Multifuncionais
O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente.
60h
3
3. Deficiência Intelectual
Da Deficiência Mental À Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado ? Aee; Identificação/Caracterização E Trabalho Com Altas Habilidades; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças Para Alunos Com Deficiência Intelectual; Introdução A Deficiência Mental; História, Conceito, Etiologia; Caracterização E Classificação Das Deficiências; Abordagens: Psicanalítica E A Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual; Deficiência Intelectual No Contexto Escolar: Percepção De Pais, Escola E O Papel Dos Educadores No Processo De Inclusão; Atendimento Educacional Especializado ? Aee E A Avaliação; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças; A Terminalidade Específica E A Inserção De Pessoas Com Deficiência No Mercado De Trabalho.
80h
4
4. Deficiência Auditiva e Surdez
A Audição e o Aparelho Auditivo; Deficiência Auditiva/Surdez; Educação de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado; Libras e AEE em Libras; AEE para Ensino da Língua Portuguesa.
60h
5
5. Deficiências Múltiplas e Surdocegueira
Deficiência Múltipla ? Surdocegueira; As Necessidades Da Criança Surdocega E Com Deficiência Múltipla; A Importância Do Movimento E Da Comunicação; Adaptações De Acesso Ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação; Percepção E Conceituação Da Loucura Através Dos Tempos; A Decomposição Do Sofrimento Mental E O Trabalho Do Profissiona; Classificação Das Doenças Mentais ? CID-10.
80h
6
6. Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo;
60h
7
7. Comunicação Alternativa
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares.
80h
8
8. Tecnologia Assistiva
Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?.
80h
9
9. Docência no Ensino Superior
Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional.
60h
10
10. Metodologia do Trabalho Científico
A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar.
80h

Como concluir o curso em 6 meses?

Avaliação
Ser Aprovado em todas as disciplinas com a nota mínima de 07 pontos.
Financeiro
Ter quitado todas as parcelas do curso.
Documentos
Entregar todas as documentações exigidas.
Encontro
Participar de um ou dois encontros presenciais para realizar as avaliações e apresentação do TCC.

Todo aluno precisa saber

O curso cumpre todas as exigências dos órgãos regulamentadores

Certificado EAD NÃO tem diferença do presencial

Nota 4 CI - MEC

Investimento

R$ 180,00
1x
R$ 1.500,00
2x
R$ 750,00
3x
R$ 500,00
6x
R$ 250,00
9x
R$ 167,00
12x
R$ 125,00
15x
R$ 100,00
18x
R$ 88,00
21x
R$ 79,00
Material impresso Opcional
1x
R$ 200,00
2x
R$ 120,00
3x
R$ 90,00
4x
R$ 75,00
Material online Gratuito
Taxa de matrícula
R$ 180,00
Valor do curso
R$ 1.500,00
Total
R$ 1.680,00

Principais dúvidas

Dúvidas frequentes
1.) Posso concluir o curso em 06 (seis) meses e continuar pagando as mensalidades?
Sim. O pagamento deve ser feito via cartão de crédito e pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros.
Não. A primeira mensalidade pode ser quitada no mês seguinte a data de pagamento da taxa de matrícula.
Não. Entre em contato conosco para maiores informações sobre o ingresso do curso.
Sim. Mas o aproveitamento é apenas acadêmico. Tempo mínimo de curso e valores não são alterados.
Sim, você pode optar pelo maior parcelamento e no decorrer do período efetuar o pagamento de mais de um boleto no mesmo mês ou solicitar a quitação total do curso.
Boleto bancário e cartão de crédito. Caso deseja efetuar o pagamento das mensalidades do curso via cartão de crédito entre em contato pelo chat para orientarmos o procedimento.

A escolha de mais de 160 mil alunos pode ser a SUA!

Vania Ferrassini | São Carolos (SP)

A Faculdade Única contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional, para que eu possa ter novos conhecimentos e habilidades. Aprendi a apreciar a “zona de desconforto”, pois é lá que o meu futuro é traçado, buscando com intensidade e interesse o aprendizado!

Waldirene Woichekoski | São Bento do Sul (SC)

No início desse ano, resolvi fazer mais uma pós-graduação e me preparar para o concurso de final de ano. Procurei o Grupo Prominas para fazer o curso e decidi pela Educação Especial. Conclui o curso, me inscrevi no concurso. Quando saiu a classificação, fiquei  em 4° lugar e estou muito feliz! Quando procurei o Prominas, pensei que seria só mais uma empresa, mas eu estava enganada. O Grupo é muito bom e eu recomendo! Durante o processo, precisei ligar e mandar vários e-mails e, todas as vezes, fui muito bem atendida. Todos os funcionários sempre foram atenciosos e preocupados em me ajudar. Outro diferencial  da empresa é estudar por meio da plataforma interativa, pois eu podia acessar quantas vezes fosse necessário e em qualquer lugar. Agradeço de coração por tudo que fizeram por mim. Em breve, estarei fazendo mais um curso com certeza!

Cláudia Barros | Santana do Paraíso (MG)

A pós-graduação da Faculdade Única me proporciona conhecimentos que eu não pensava em obter de forma tão didática e acessível. Estudar na Única não é apenas uma atividade acadêmica, mas uma complementação profissional que me permite alcançar uma capacidade maior para desenvolver minha profissão de maneira proveitosa, tanto para meus alunos como para mim enquanto professora.

Juliana Saldanha | Campo Grande (MS)

É com muita alegria que escrevo para agradecer todo carinho que a Faculdade Única teve comigo. Recebi meu diploma de licenciatura em pedagogia e estou muito feliz! Fui muito bem atendida e posso vibrar com essa conquista. Muito obrigada pelo atendimento e empenho. Certamente indico e indicarei para todos o Grupo Prominas. Hoje, tenho um novo emprego e muitas novas conquistas virão.

Djalma Guimarães | Angical (BA)

Em um mercado cada vez mais competitivo, a experiência adquirida ao longo da graduação (seja de qualquer faculdade) muitas vezes não é suficiente para garantir uma boa colocação profissional no mercado de trabalho. Assim, um curso de pós-graduação pode ser o diferencial do currículo, seja no processo seletivo de uma empresa, em editais de concursos ou, até mesmo, para os que almejam empreender. Vale destacar que as empresas observam atentamente se o candidato tem iniciativa, se está aperfeiçoando seus conhecimentos para a qualificação continuada.

Daniela Porto | Montes Claros (MG)

Minha escolha se pautou no fato de que, além do conhecimento, o Prominas me proporcionaria a flexibilidade de horários necessária. A satisfação foi tanta que, agora, estou cursando a terceira pós-graduação pelo Prominas.

Escolha hoje o que vai definir o seu sucesso.
Ou você é uma pessoa de desculpas, ou de resultados.

Matricule-se agora!