Educação
620 horas
  • Sobre o Curso

O profissional especialista em Educação Especial possui a habilidade de construir e adaptar as matrizes curriculares utilizando técnicas e ferramentas que melhor se adequem às características dos alunos.

A pós-graduação tem ligação direta com as práticas de inclusão. Por isso, os conhecimentos são voltados para possibilitar aos alunos com deficiência o desempenho de suas habilidades, garantindo o acesso a todos os recursos escolares de maneira igualitária.

Módulo
Disciplina
Descrição
CH
1
1. Fundamentos da Educação Especial
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.
60h
2
2. Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil.
60h
3
3. Deficiências Múltiplas
Deficiência Múltipla -Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação ;Percepção e Conceituação da Loucura Através dos Tempos; A Decomposição do Sofrimento Mental e o Trabalho do Profissional; Classificação das Doenças Mentais ? Cid-10.
60h
4
4. Comunicação Alternativa
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares.
60h
5
5. Tecnologia Assistiva
Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?.
60h
6
6. Autismo
Autismo; Primeiro uso da palavra e evolução dos estudos; Epidemiologia; Sinais do autismo; Características; Diagnóstico; A Classificação CID-10 ? Transtornos Globais Do Desenvolvimento E A Preparação Para CID-11; A Classificação No DSM-5 ? Transtorno Do Espectro Autista; Os critérios diagnósticos do DSM-5 para o autismo; Avaliação Diagnóstica; Desafios familiares; A equipe interdisciplinar; Direitos Das Pessoas Com Autismo.
60h
7
7. Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo;
60h
8
8. Salas de Recursos Multifuncionais
O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente.
60h
9
9. Docência no Ensino Superior
Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional.
60h
10
10. Metodologia do Trabalho Científico
A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar.
80h

Como concluir o curso em 6 meses?

Avaliação
Ser Aprovado em todas as disciplinas com a nota mínima de 07 pontos.
Financeiro
Ter quitado todas as parcelas do curso.
Documentos
Entregar todas as documentações exigidas.
Encontro
Participar de um ou dois encontros presenciais para realizar as avaliações e apresentação do TCC.

Todo aluno precisa saber

O curso cumpre todas as exigências dos órgãos regulamentadores

Certificado EAD NÃO tem diferença do presencial

Nota 4 CI - MEC

Investimento

R$ 180,00
1x
R$ 1.500,00
2x
R$ 750,00
3x
R$ 500,00
6x
R$ 250,00
9x
R$ 167,00
12x
R$ 125,00
15x
R$ 100,00
18x
R$ 88,00
21x
R$ 79,00
Material impresso Opcional
1x
R$ 200,00
2x
R$ 120,00
3x
R$ 90,00
4x
R$ 75,00
Material online Gratuito
Taxa de matrícula
R$ 180,00
Valor do curso
R$ 1.500,00
Total
R$ 1.680,00

Principais dúvidas

Dúvidas frequentes
1.) Posso concluir o curso em 06 (seis) meses e continuar pagando as mensalidades?
Sim. O pagamento deve ser feito via cartão de crédito e pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros.
Não. A primeira mensalidade pode ser quitada no mês seguinte a data de pagamento da taxa de matrícula.
Não. Entre em contato conosco para maiores informações sobre o ingresso do curso.
Sim. Mas o aproveitamento é apenas acadêmico. Tempo mínimo de curso e valores não são alterados.
Sim, você pode optar pelo maior parcelamento e no decorrer do período efetuar o pagamento de mais de um boleto no mesmo mês ou solicitar a quitação total do curso.
Boleto bancário e cartão de crédito. Caso deseja efetuar o pagamento das mensalidades do curso via cartão de crédito entre em contato pelo chat para orientarmos o procedimento.

A escolha de mais de 160 mil alunos pode ser a SUA!

Djalma Guimarães | Angical (BA)

Em um mercado cada vez mais competitivo, a experiência adquirida ao longo da graduação (seja de qualquer faculdade) muitas vezes não é suficiente para garantir uma boa colocação profissional no mercado de trabalho. Assim, um curso de pós-graduação pode ser o diferencial do currículo, seja no processo seletivo de uma empresa, em editais de concursos ou, até mesmo, para os que almejam empreender. Vale destacar que as empresas observam atentamente se o candidato tem iniciativa, se está aperfeiçoando seus conhecimentos para a qualificação continuada.

Ana Luiza Bersot | Governador Valadares (MG)

Estou muito satisfeita com o curso de MBA Executivo em Gestão Pública, porque com o EAD eu posso estudar em casa e nos momentos de mais tranquilidade. Essa oportunidade reflete diretamente no meu crescimento profissional.

Juliana Saldanha | Campo Grande (MS)

É com muita alegria que escrevo para agradecer todo carinho que a Faculdade Única teve comigo. Recebi meu diploma de licenciatura em pedagogia e estou muito feliz! Fui muito bem atendida e posso vibrar com essa conquista. Muito obrigada pelo atendimento e empenho. Certamente indico e indicarei para todos o Grupo Prominas. Hoje, tenho um novo emprego e muitas novas conquistas virão.

Cláudia Barros | Santana do Paraíso (MG)

A pós-graduação da Faculdade Única me proporciona conhecimentos que eu não pensava em obter de forma tão didática e acessível. Estudar na Única não é apenas uma atividade acadêmica, mas uma complementação profissional que me permite alcançar uma capacidade maior para desenvolver minha profissão de maneira proveitosa, tanto para meus alunos como para mim enquanto professora.

Alexandro Ferreira | Curitiba (PR)

Estou muito satisfeito com o Prominas! Tenho três graduações EaD em instituições distintas e, de longe, o portal e metodologia de vocês é o melhor, mais organizado e intuitivo. Parabéns a todos!

Oseas Quirino | São João de Meriti (RJ)

Depois de realizar a pós-graduação no Prominas, eu me encontrei profissionalmente! É uma instituição com ensino renovado e que atende a demanda do mercado. O que o aluno aprende, ele carrega para o resto da vida. Sou muito grato!

Escolha hoje o que vai definir o seu sucesso.
Ou você é uma pessoa de desculpas, ou de resultados.

Matricule-se agora!