autorizados e reconhecidos pelo MEC
30 de janeiro de 2019 Você na Pós

 

      O QUE É UMA FACULDADE CREDENCIADA PELO MEC (CAR)

Diversas faculdades afirmam ter cursos reconhecidos ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Mas será que você sabe o que isso significa?

Para esclarecer essa dúvida, preparamos esse conteúdo exclusivo e completo. Aqui, você irá compreender todo o processo que envolve o credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) até o reconhecimento do curso.

Afinal, para que o seu diploma seja valorizado no mercado de trabalho, a instituição precisa funcionar de acordo com todas as exigências do MEC.

Confira nosso conteúdo:

O que seria o credenciamento do MEC?

Primeiramente, devemos lembrar que toda Instituição de Ensino Superior tem que ser credenciada junto ao Ministério da Educação.

Isso é necessário para que a IES possa atuar legalmente na Educação Superior. Ao ser credenciada, ela pode ser classificada como Centro Universitário, Faculdade ou Universidade.

 

Como é Obtida a Autorização Para o Funcionamento dos Cursos?

Durante seu credenciamento, a IES pode pedir a autorização para criar até cinco cursos.

 

Como um Curso se Torna Reconhecido Pelo MEC?

A princípio, após abertas as primeiras turmas do curso autorizado pelo Ministério da Educação, o próximo passo seria buscar o reconhecimento do MEC.

Quando a primeira turma desse curso está com a conclusão de sua carga horária entre 50% e 75% concluída, a faculdade deve solicitar o reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visita a instituição para avaliar a qualidade dos cursos.

São avaliados três quesitos: a organização didático-pedagógica, o corpo docente tutorial e a infraestrutura da instituição.

Com base nessa visita, o MEC define se o curso será reconhecido por ele ou não.

Mesmo após obtido o reconhecimento do curso, a instituição ainda receberá visitas regulares do Inep para ver se a qualidade se mantém ao longo do tempo.

 

Como Posso Conferir se Uma Instituição é Credenciada Junto ao MEC?

Para verificar se uma Instituição é devidamente credenciada junto ao MEC basta seguir o passo a passo abaixo:

 

Os cursos da Faculdade Única são reconhecidos pelo MEC?

Sim. A Faculdade Única, pertencente ao Grupo Educacional Prominas, possui todos seus cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A Única é devidamente credenciada pelo MEC através do Decreto 1.004, de 17/08/2017, publicado no Diário Oficial da União em 18/08/2017. Esse credenciamento possui validade em todo o território nacional.

Além disso, na Faculdade Única, você pode concluir sua pós em 6 meses de maneira simples e prática.

Pra te auxiliar, vamos deixar um e-book com nosso guia que vai te explicar tudo o que você precisa para completar sua especialização nesse tempo.

Enfim, confira o e-book no link abaixo:

 

GUIA SIMPLES E PRÁTICO DE COMO COMPLETAR SUA PÓS EM 6 MESES: