Direito Penal | Conheça a área
1 de março de 2019 Você na Pós

O direito penal é um dos ramos mais conhecido da área jurídica. Ele é composto por normas jurídicas e também acompanha a solução de conflitos, quando cidadãos ou empresas violam leis

Assim, o direito penal permite que o Estado aplique sanções penais a quem descumpre as leis, diante da legalidade jurídica.

Nessa área, o profissional trabalha em causas como roubo, sequestro, assassinato e estupro. Além disso, também pode lidar com crimes contra a ordem tributária, previdenciária, economia popular, propriedade industrial, meio ambiente, entre outros.

Por esse motivo, são diversas as áreas de atuação para essa profissão. Desde a ocupação do cargo de advogado criminalista até o magistrado, uma das mais cobiçadas na área do direito.

Entretanto, diferente de outras áreas do direito, o profissional desse ramo, geralmente, vive de horários irregulares. Ele também pode fazer constantes visitas à delegacias e penitenciárias.

Afinal, ele precisa cumprir com todos os compromissos, inclusive os julgamentos, no qual deverá ter argumentos o suficiente para convencer o júri.

Mas, afinal, você sabe a diferença entre o direito penal e o direito processual penal?

 

Especialização

Realizar a graduação em direito é um dos primeiros passos para quem quer seguir a área jurídica.

Além disso, se você tem interesse em ser advogado é fundamental que consiga a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Após isso, será possível realizar especializações que irão contribuir para o sucesso na carreira.

Quem deseja ingressar nessa área precisa saber lidar com imprevistos e ter sempre em mãos soluções viáveis aos clientes.

Por isso, é importante manter-se atualizado e buscar conhecimentos em outras áreas.

Uma boa opção é a psicologia jurídica, um dos campos de conhecimento e investigação dentro da psicologia que tem a função de auxiliar nas questões ligadas à saúde mental dos envolvidos em um processo.

 

Conheça Nossos Cursos na Área do Direito!

 

Direito Penal e Direito Processual Penal | Qual a Diferença?

Apesar de serem segmentos diferentes na área do direito, essas duas áreas se complementam e formam uma unidade.

  • Direito penal: é o ramo do Direito que define as infrações penais, no qual estabelece e regula as punições por meio da imposição de penas. Seu principal objetivo é promover o respeito dos bens jurídicos e proibir condutas destinadas a ferir esse princípio.

 

  • Direito processual penal: é o “direito penal em movimento”. Ou seja, essa área se dedica ao estudo da aplicação jurisdicional do direito penal. Seu objetivo é trazer a matéria penal da mera abstração para a realidade, fornecendo as ferramentas necessárias para que este possa ser aplicado.