Logo grupo Prominas
Whatsapp 31 9 7527-3131
Ligação Gratuita 0800 283 8380
12 de novembro de 2018 Portal do Aluno

Afinal, o Certificado Ead tem o mesmo valor que o presencial?

A princípio, a resposta curta é que sim, possuem o mesmo peso e valor!

O Ministério da Educação (MEC) não permite qualquer distinção entre cursos presenciais e a distância. Portanto, no certificado emitido pela instituição, não há distinção de uma modalidade para outra.

Isso significa que os mesmos critérios do MEC para faculdades presenciais se aplicam pras de Ensino a Distância. Ou seja, o Certificado Ead tem a mesma validade que o presencial; qualidade garantida!

Certificado Ead | Reconhecido pelo MEC

Agora que você  já sabe, que o Certificado Ead tem o mesmo valor que o presencial, fique de olho no reconhecimento do MEC. Antes de qualquer coisa, vá até o site do MEC e certifique se a instituição é reconhecida.

Além disso, confira a validade em cada localidade, e a aceitação em processos públicos. Faculdades, universidades e cursos validados pelo MEC tem garantias no artigo Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.

O Instituto Prominas possui parceria com Faculdade Única. Todos os cursos atendem as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento junto ao MEC N° 1004, de 17/08/2017, publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 18/08/2017, com validade em todo território nacional. Certificado Ead Reconhecido pelo MEC.

Para saber se uma instituição de ensino é reconhecida pelo MEC basta consultar o cadastro disponível no site do Ministério da Educação ou clicar Como saber se um polo de educação a distância é reconhecido pelo MEC.

Portanto, antes de escolher a Pós, observe a forma como o curso é ministrado. E  também, se há ou não provas online e presenciais; pesquisa os módulos que dividem as disciplinas. Além de escolher um curso em uma instituição que seja credenciada pelo MEC, escolha a que melhor se encaixe no seu dia-a-dia.