30 de janeiro de 2019 Você na Pós

Muitas dúvidas ainda surgem na hora de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e uma delas é: faço um Artigo ou Monografia?

Pensando nisso, vamos explicar a diferença entre esses dois tipos de trabalhos acadêmicos para você decidir qual é a melhor opção para você!

 

Artigo Científico

O artigo é um trabalho de cunho acadêmico em que a pesquisa é apresentada de forma sucinta e objetiva.

Assim, ele é menor que uma Monografia e geralmente contém menos referências bibliográficas.

Vale lembrar, também, que você pode elaborar artigos que não sejam destinados aos segmentos acadêmicos, como revistas especializadas em determinado assunto.

 

Monografia

Diferentemente do artigo, a monografia é um trabalho acadêmico mais extenso e detalhado.

Além disso, essa pesquisa completa é delimitada em um tema específico onde são apresentados os resultados e conclusões acerca do que foi pesquisado.

 

Afinal, Qual Deles é o Ideal Para o Meu Caso?

Bom, isso depende da sua pesquisa. Se você quer fazer algo mais objetivo e conciso, o ideal é que opte por realizar um artigo científico.

Entretanto, se seu tema irá demandar uma pesquisa mais minuciosa, completa e detalhada, a monografia pode ser mais interessante.

 

O Que Não Pode Faltar?

Como dissemos anteriormente, ambos os trabalhos podem ser de cunho científico. Nesse sentido, você deve estar atento à estrutura e, também, à ortografia.

Além disso, sua pesquisa deve estar de acordo com as regras e normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esse tipo de trabalho.

Você também pode gostar desses outros conteúdos:

3 Dicas [+ EXTRA] de Ouro para Escolher o Tema do Seu TCC

4 Dicas [+ EXTRA] Para Arrasar na Produção do TCC

TCC | Ele é Obrigatório Para Concluir Uma Pós-Graduação?