22 de novembro de 2018 Portal do Aluno

A princípio, muitos alunos ficam confusos se irão receber um Diploma ou Certificado na hora de concluir uma pós-graduação. Na graduação a expectativa de receber um diploma é grande e quase sempre conquistado com trabalho árduo e sacrifícios.

E, afinal, quando se está fazendo uma Pós Graduação? Vou receber diploma ou certificado?

Em resumo, o Certificado é um documento formal, emitido para formados em graduação lato sensu. O certificado comprova a área de conhecimento do curso.

Da mesma forma, um diploma é também um documento formal que indica a conclusão em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, ou seja, Mestrado e Doutorado. Uma vez recebido, prova que a pessoa está habilitada a exercer determinada profissão.

A Resolução do Conselho Nacional de Educação -CNE diz em seu Artº 7º que: “A instituição responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu expedirá certificado […]”. Ou seja, toda instituição ofertante de cursos de especialização devem emitir certificados e não diplomas.

Isso mostra que existe uma diferença entre diploma e certificado após a conclusão de uma pós-graduação. Entretanto, ela é fácil de ser compreendida.

Mas pode ficar tranquilo, pois ambos comprovam uma formação superior.

Quem Pode Emitir Um Certificado?

A emissão do certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu deve ser feita obrigatoriamente pela própria instituição de ensino. Para que isso aconteça, é preciso que a instituição seja credenciada junto ao MEC.

Caso a instituição de ensino não seja credenciada ao MEC deve-se encaminhar o pedido de registro ao órgão administrativo responsável, ou seja, a uma outra instituição credenciada que tenha o mesmo curso. Portanto não há necessidade de outro registro no MEC.

No certificado, devem constar a área de conhecimento do curso e o histórico escolar com a carga horária, relação de disciplinas, período de realização do curso, título do trabalho de conclusão de curso, ou da monografia e a nota alcançada.

Estando de acordo com essas exigências o certificado de conclusão de pós-graduação tem validade nacional.

Faculdade Única é Reconhecida pelo MEC ?

Antes de fazer qualquer curso é indispensável verificar o registro da instituição junto ao MEC. Será que a Faculdade Única é reconhecida pelo MEC ?

Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização da Faculdade Única atende todas as exigências da Resolução nº 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria do MEC nº 1004 do dia 17/08/2017. Publicada no DOU – Diário Oficial da União do dia 18/08/2017, com validade em todo o território nacional.

Para saber se um polo educacional é reconhecido pelo MEC basta acessar o Portal do Ministério da Educação.

Alguns aspectos exigidos pelo MEC podem dar pistas de se o curso é ou não reconhecido. É importante serem observados também, a forma como o curso é ministrado, se possui provas presenciais ou não.

Além de escolher um uma instituição credenciada pelo MEC, escolha um curso que vai de encontro aos seus objetivos profissionais e que se encaixe melhor com as suas condições e com o seu dia a dia.

Cursos na modalidade Ead é uma ótima opção para quem não possui tempo disponível para deslocamento até uma instituição. Assim você investe seu tempo em adquirir conhecimento e evolução em busca de um lugar no mercado de trabalho.  Com o curso Ead é possível estudar em casa, no conforto com a família, cuidando dos filhos. Na modalidade Ead você estuda onde e quando quiser, administrando seu próprio curso. Conheça os cursos de Pós Graduação da Faculdade Única reconhecidos pelo MEC.

LEIA TAMBÉM

Certificado Ead e Presencial Possuem O Mesmo Valor?

Quais Benefícios a Pós-Graduação a Distância Pode Me Proporcionar?