4 dicas para arrasar na produção do TCC
28 de janeiro de 2019 Você na Pós

A gente sabe que todo o processo e produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser um pesadelo na vida de muitos estudantes.

Ainda que esse trabalho acadêmico não seja mais um requisito obrigatório para a conclusão do curso, muitos alunos optam por realizar a pesquisa e dar aquele up no currículo profissional.

Isso porque o TCC permite que você estude de forma mais minuciosa sobre determinado tema e com isso você ganha propriedade para falar sobre aquele assunto.

Com um mercado cada vez mais competitivo, ter um diferencial pode ser decisivo para você conseguir aquela vaga de trabalho.

Por esse motivo, nós recomendamos que você faça esse trabalho e amplie sua experiência acadêmica. Afinal, conhecimento é sempre bem-vindo.

Preparamos esse conteúdo para facilitar a sua vida na hora de produzir o seu TCC. Confira nossas dicas:

 

# 01. Tema Atrativo e Orientador

Esse é o pontapé inicial da sua pesquisa. Afinal, você precisa saber sobre o que vai escrever para dar inicio à pesquisa.

Mas lembre-se: o tema do TCC não é o título do seu trabalho!

O tema deve ser o assunto/objeto que você irá investigar. Você não precisa se preocupar inicialmente com o título da pesquisa. Afinal, ao longo da pesquisa é bem provável que você tenha ideias.

Além disso, ele deve estar dentro de sua alçada. Vale lembrar, também, que você deve delimitar o tema para que sua pesquisa não seja muito abrangente.

Em seguida, você deve escolher um bom orientador para ajudá-lo com a pesquisa. Esse professor deve ter afinidade com o tema de sua pesquisa e irá dar dicas e revisar o conteúdo que você produzir.

Pense nele como o seu tutor. É ele quem irá lhe ajudar sobre qual o melhor caminho seguir e deixa-lo preparado para apresentar a defesa da sua pesquisa.

→ Leia também: 3 Dicas [+ EXTRA] de Ouro para Escolher o Tema do Seu TCC

 

# 02. Pesquise, Pesquise e Pesquise!

Após definir o tema é a hora de iniciar sua pesquisa. Um TCC bem estruturado requer muita leitura e investigação.

Por isso, separe o material de sua pesquisa de maneira organizada. Você pode ler artigos, livros, outros trabalhos acadêmicos (teses de mestrado e doutorado, por exemplo) e assistir entrevistas com pessoas que tenham propriedade para falar sobre o assunto.

Conforme sua leitura, é importante que você também anote os trechos relevantes para o seu TCC. Isso irá ajudá-lo na hora de escrever seu trabalho.

Vale lembrar, ainda, que todo material de base para a construção do seu TCC deve ser de cunho científico. Por isso, pesquise em fontes e sites confiáveis.

 

# 03. Linguagem Científica

Como dissemos anteriormente, o TCC é um trabalho acadêmico e, por isso, deve ser tratado como tal.

Nesse sentido, a linguagem utilizada deve ser racional, precisa e sempre respaldada com argumentos que comprovem aquilo que você está dizendo.

Você também deve fugir dos “achismos” e da opinião pessoal.  Por isso, expressões como “eu acho”, “eu penso”, “parece-me” não devem fazer parte do seu TCC.

Além disso, a utilização de gráficos e imagens deve ser apresenta com fonte em sua pesquisa. Em suma, todo material de apoio que você utilizar e citações de livros e artigos também devem conter a fonte.

 

# 04. Faça um Cronograma

Ter um cronograma com datas e prazos para as suas atividades é a melhor maneira de manter a sua pesquisa em dia.

A ideia é que você estipule prazos para escrever sobre determinado tema e, também, para buscar materiais de relevância para o seu TCC.

O cronograma será fundamental para você apresentar materiais ao seu orientador e não se sentir sobrecarregado na reta final.

O objetivo aqui é que você faça um pouco a cada dia e não deixe tudo para última hora.

 

[DICA EXTRA] # 05. Revisão de Texto

A ortografia é algo muito importante e requer uma atenção especial no seu trabalho acadêmico.

Além da escrita correta, você também deve ter cuidado com a concordância e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O ideal é que após escrever o TCC você o envie para alguém fazer a revisão. Isso porque é comum que você deixe passar alguns erros já que é você o autor daquele texto.

Nesse sentido, alguém que tem um “olhar externo” poderá identificar com mais facilidade as correções e ajustes que precisam ser feitos.

 

O TCC não é nenhum bicho de sete cabeças quando feito de maneira organizada. Agora que você conhece essas dicas valiosas poderá escrever o seu trabalho com mais facilidade. Bons estudos e sucesso!