tcc
18 de janeiro de 2019 Você na Pós

Seja em um curso de graduação ou pós-graduação, um dos maiores desafios enfrentados por alunos é a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Como o próprio nome já diz, o TCC é um dos pilares para a conclusão de um curso e deve ser um trabalho de cunho científico.

Ainda que esse trabalho não seja mais obrigatório para a conclusão do curso, muitos alunos escolhem realizar a pesquisa para enriquecer o currículo profissional.

Se você está inseguro ou em dúvida sobre qual tema escolher para a sua pesquisa, fique tranquilo! Separamos três dicas de ouro [e uma extra!] para que você consiga bons resultados. Confira!

 

# 01. Escolha Algo Relacionado Com a Sua Área

O tema do seu TCC deve ser relevante para o seu curso. Isso significa que você não pode, por exemplo, falar sobre “A Atuação do Psicólogo na Educação Infantil” se estiver fazendo um curso de Engenharia.

É claro que algumas áreas, como a Comunicação Social, permitem que você aborde temas mais amplos.

Na hora de escolher, pense nas matérias que estudou durante o curso ou sobre um assunto que está em alta no momento e que possa ser explorado no TCC.

 

# 02. Afinidade Com o Tema

Não adianta querer escrever sobre algo que você não tem afinidade. Por isso, dê preferência para temas que você já possui algum conhecimento.

Entretanto, isso não significa que você precisa dominar o tema. Afinal, você irá pesquisar sobre aquilo e desenvolver o seu TCC posteriormente.

A chave para o sucesso é escolher um tema que desperte o seu interesse. Muitos alunos acabam deixando o trabalho de lado por falta de motivação.

 

# 03. Tempo

O tempo é fundamental nessa etapa acadêmica. Quando estiver pensando no tema do seu TCC, não se esqueça de levar em conta o tempo disponível para executar sua pesquisa.

Você deve escolher uma abordagem que seja executável. Então, considere o tempo que aquele assunto irá demandar de você.

Se for algo muito elaborado, que requer uma apuração minuciosa, e não está dentro do tempo que você dispõe, descarte!

Você poderá dar continuidade aos estudos posteriormente e, se ainda for do seu interesse, poderá dar segmento ao tema que gostaria de fazer, mas, desta vez, com o tempo e os recursos necessários para isso.

→ Leia também: Confira algumas dicas de como otimizar seu tempo de estudo!

 

[DICA EXTRA] # 04. Veja Apresentações de Outras Pessoas

Uma das melhores maneiras de aprender é pela experiência dos outros. Por isso, sempre que tiver a oportunidade vá às bancas de defesa de TCC de outras pessoas, principalmente daquelas que fazem o mesmo curso que você.

O erro mais comum é que algumas pessoas deixam para assistir outras apresentações somente no final do curso. A ideia é que você participe do maior número de bancas possível.

Além de ajudar você a pensar em um tema (que pode estar relacionado a uma dessas apresentações), você também terá a oportunidade de ver todo o processo de apresentação da sua faculdade/universidade.

Dessa forma, quando for a hora da apresentação do seu TCC, você estará mais preparado e confiante.

 

Conheça Nossos Cursos de Pós-Graduação!